Início SÃO PEDRO DA SAPUCAIA ENCERRA CALENDÁRIO JUNINO DE SAJ

Cultura, Turismo e Juventude

SÃO PEDRO DA SAPUCAIA ENCERRA CALENDÁRIO JUNINO DE SAJ

A tradicional festa na zona rural e deve atrair 20 mil pessoas Fotos/Luciano Almeida Ainda envolvida pela atmosfera do grande sucesso do São João, Santo Antônio de Jesus se despede do seu calendário junino com a festa São Pedro da Sapucaia, neste sábado e domingo (01 e 02/07), no povoado de Sapucaia, zona rural do […]

30/06/2023 18h49 Atualizado há 10 meses atrás

A tradicional festa na zona rural e deve atrair 20 mil pessoas

Fotos/Luciano Almeida

Ainda envolvida pela atmosfera do grande sucesso do São João, Santo Antônio de Jesus se despede do seu calendário junino com a festa São Pedro da Sapucaia, neste sábado e domingo (01 e 02/07), no povoado de Sapucaia, zona rural do município. O tradicional evento, que reúne mais de 20 mil pessoas, é uma realização da Prefeitura Municipal de SAJ, em parceria com a Associação da Comunidade de Sapucaia e Tabocal e com o apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo -SUFOTUR, através do Governo do Estado.

O forró volta a dar o tom na festa de Sapucaia. Amanhã (sábado), a programação será aberta com as apresentações de Virgílio, Mambolada, Forró Caldo de Cana, Biel Oliveira, Mailson Magalhães e Amor Q Fica. No domingo, a poeira sobe com os shows de Silvano Sales, Nilton Negrão, Gustavo Mello, Tony Azevedo, Neto Tio Barnabé, Janio Santana e Astral A3.
O calendário junino, que iniciou em maio, através de uma programação que festejou os santos Antônio, padroeiro da cidade, e São Pedro, ainda está por todo o município de SAJ. Durante quatro dias (22 a 25/06), a festa atraiu milhares de pessoas, chegando a bater o recorde de 120 mil, na véspera do São João. Os dois palcos principais, montados no Espaço do São João, receberam estrelas e artistas regionais, como Nattan, Bell Marques, Lucy Alves, Nadson O Ferinha, Zé Neto e Cristiano e Mari Fernandez, Tayrone, Ademário Coelho, Targino Godin e Del Feliz.

A paz e a alegria predominaram de quinta (22/06) até domingo (25/06), com famílias jovens, famílias com crianças e idosos se divertindo e confraternizando no circuito oficial da festa. Ao fazer um balanço da festa, o prefeito Genival Deolino Souza disse que é uma tarefa muito difícil fazer uma grande festa. “Não houve notificação de ocorrências graves em nosso circuito Isso não seria possível sem unir força com a segurança da Polícia Militar e Civil, o nosso secretariado e servidores público e o apoio dos empresários que patrocinaram a festa”.

O coronel da Polícia Militar Amilton Jr. também afirmou que a união com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal proporcionou o clima de tranquilidade no circuito oficial. “Estamos extremamente felizes, porque tudo transcorreu dentro do nosso planejamento, com pouquíssimas ocorrências que entendemos como natural para eventos de grande proporção como é o São João de SAJ. O 14° Batalhão não mudou a rotina dos seus serviços, pois com a Operação Forró a gente não pensou apenas no Espaço do São João, mas na cidade que estava completamente cheia, com visitantes e comércio movimentado”, comentou.

Segundo a Secretária de Saúde do Município, Ariana Bastos, o São João foi muito tranquilo comparado aos anos anteriores. Além do Estande da SESAB, que executou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite viral, no posto médico do circuito não houve registro de casos graves. O número de ocorrências, mais de 170, foi bem abaixo do poderíamos esperar. Predominou o uso abusivo de álcool, a maioria do sexo feminino. Foi um São João de muita paz e muita tranquilidade, que seguiu o nosso planejamento para fecharmos de forma positiva”.

A Secretaria de Cultura, Turismo e da Juventude, Silvia Brito, lembra que foram meses de planejamento para que os turistas e os santoantonienses vivessem uma experiência positiva que ficasse em suas memórias. Foram mais de 50 horas de festa, envolvendo muitos dos nossos artistas locais, sem esquecer a característica mais tradicional e cultural da festa. Mostramos que a maior cidade do Recôncavo é plural, acolhedora e que a gente é sim um dos maiores destinos do país com relação às festas juninas”, afirma.