Início SAJ: Prefeitura realizou, na última quinta-feira (21), a cerimônia de formação da primeira turma do projeto Espaço 4.0

Projeto acontece através de parceria entre a Prefeitura e o IFBA A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através das Secretarias de Assistência Social (SMAS), Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Abastecimento (SEDEMA), Educação (SME), Administração e Planejamento (SEAPLAN), e a Superintendência de Convênios (SUCONV), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e […]

27/12/2023 17h23 Atualizado há 4 meses atrás

Projeto acontece através de parceria entre a Prefeitura e o IFBA

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através das Secretarias de Assistência Social (SMAS), Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Abastecimento (SEDEMA), Educação (SME), Administração e Planejamento (SEAPLAN), e a Superintendência de Convênios (SUCONV), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), realizou a cerimônia de formação da primeira turma do Projeto Espaço 4.0.

O Programa Espaço 4.0, no qual cursos voltados para as áreas de tecnologia são ministrados, está sendo desenvolvido nas instalações do IFBA e conta com equipamentos de alta tecnologia como: tablets, computadores, TV, impressoras 3D, notbooks, entre outros.

Com uma proposta de capacitação para o mercado de trabalho, o curso é voltado para jovens em situação de vulnerabilidade, preferencialmente para os membros das famílias vítimas da explosão da fábrica de fogos, pertencentes ao Instituto 11 de Dezembro. O Programa é parte de uma das ações do cumprimento da sentença aplicada pela Corte Interamericana.

Com a formação da primeira turma, e o intuito de nivelar o conhecimento de todos os alunos, visando o aprofundamento do conteúdo, a presidente do Instituto 11 de Dezembro, Rosângela, falou sobre a importância do projeto. “É o primeiro ato efetivo em que visualizamos o início de uma resposta positiva para os 25 anos de luta do movimento 11 de dezembro”, explicou.

Através do investimento de cerca de R$ 300.000,00, o projeto, único na região, beneficiará muito toda Santo Antônio de Jesus. O prefeito, Genival Deolino, falou sobre o Espaço 4.0. “Estamos investindo bastante neste projeto, entendemos que, para além do cumprimento da sentença aplicada pela Corte Interamericana, estamos olhando para as famílias do Instituto 11 de Dezembro. Além disso, nós estamos dando um passo muito grande para o desenvolvimento do nosso município, pois, capacitar profissionais para as áreas de tecnologia, vai garantir uma mão de obra qualificada, atraindo novas empresas e proporcionando bons empregos para esses jovens”, finalizou o prefeito.