Início Prefeitura segue no processo de informatização das unidades de saúde do município

Cerca de 65% das unidades já estão informatizadas e integradas A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou em 2021 o processo de informatização das unidades de saúde da Atenção Básica, com o apoio da equipe de TI da Secretaria Municipal de Planejamento (SEAPLAN), por meio do […]

18/09/2022 11h37 Atualizado há 2 anos atrás

Cerca de 65% das unidades já estão informatizadas e integradas

por meio do financiamento do Informatiza APS, estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde. O programa visa apoiar a informatização das Unidades de Saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde.

Em Santo Antônio de Jesus, já foram informatizadas aproximadamente 65% das unidades da Atenção Básica. Estas foram informatizadas e integradas em rede com as unidades do CAF, Almoxarifado e Central de Marcação. A projeção da SMS é de que até o final de setembro sejam concluídos todos os processos de informatização, incluindo as unidades da zona rural, tendo concluído, até o momento, 15 unidades de saúde, dentre elas: USF Geraldo Pessoa Sales, USF Alto Santo Antonio, USF Andaiá, USF Amparo, USF Alto Sobradinho, UBS CENTROSAJ, USF Marita Amancio, USF Bela Vista, USF Viriato Lobo, USF Calabar/Urbis I, USF Irmã Dulce, USF São Paulo I, USF São Paulo II, USF Fernando Queiroz I e USF Fernando Queiroz II.

O objetivo da SMS é ofertar para os santoantonienses um sistema de informação em saúde mais ágil nos atendimentos e agendamentos de consultas, exames e outros procedimentos, além da integração entre as unidades da Atenção Básica com toda a rede de saúde municipal e com os programas do Ministério da Saúde. O aperfeiçoamento na organização da logística do transporte de pacientes e a gestão de prontuários eletrônicos são também benefícios do processo de informatização.

A informatização permitirá, à rede de saúde do município, acesso aos dados de referência e contra referência dos pacientes, através do Prontuário Eletrônico do Cidadão, garantindo assim, uma assistência integral ao usuário. Este prontuário abriga também informações coletadas pelos agentes comunitários de saúde, que receberam tablets com o projeto, para inserção de informações online, que posteriormente seguem para uma única base de dados. Desta forma, os médicos podem visualizar todo o histórico do paciente e conhecer a condição geral de saúde da pessoa que está sendo atendida, assim como o acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Com a informatização do sistema de saúde a comunicação com a população será facilitada, com o envio de mensagens para celular com 24 horas de antecedência para aviso de consultas, exames, vacinas e marcações, não sendo necessário o deslocamento até a sede da Secretaria ou Unidade de Saúde para obter informações ou confirmações de atendimentos.

Em tempo, o poder executivo municipal informa que seguirá investindo no aprimoramento do sistema municipal de saúde, para oferecer sempre o melhor serviço de saúde para todos os santoantonienses.